Enquadrado na partilha de boas práticas, teve lugar uma visita ao ecoparque ou ponto limpo, localizado na localidade de l‘Alcúdia.
A delegação foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal, Andreu Salom, e pelo presidente do Consórcio Ribera – Valldigna Resíduos (do qual fazem parte vários municípios da região e arredores), Voro Montañana.
No ecoparque, a delegação pôde observar as diferentes valorações de resíduos que nele são realizadas. Nesta instalação, os cidadãos locais colaboram depositando diferentes objetos, separados por cada tipo de resíduo. Existem contendores próprios para depósito de equipamentos eletrônicos, entulhos de poda, objetos volumosos, metais, óleos, etc.
O ecoparque é um local onde todo este tipo de resíduo pode ser depositado (ao contrário da recolha urbana) e existe um sistema organizado para o cumprimento destas normas.
Além disso, o depósito de resíduos conta com sistema informatizado para otimizar e controlar a eficiência do mesmo. A população demostra uma elevada aderência e interesse pela forma como está organizado este espaço.
Na Ribera existem diversos ecoparques para a recolha seletiva e valorização dos mais diversos resíduos. O de l’Alcúdia possui uma das instalações mais modernas. Além disso, os materiais reciclados foram incorporados na sua construção, sendo a economia circular uma das prioridades na abordagem a este tipo de serviços.