REHDES na Feira de Economia Circular em São Tomé

O projeto REHDES promoveu várias ações de Economia Circular em São Tomé relacionadas com as ações do projeto.

No mês de dezembro de 2022 participou como colaborador na Feira do Empreendedor organizada pela MOVE. A Feira apresentou o trabalho de empreendedores que valorizam a produção local e o reaproveitamento de materiais, algums participam das ações de promoção da Economia Circular da Escola de Empreendedorismo Sustentável REHDES.

A economia circular oferece um modelo de desenvolvimento econômico mais sustentável para o planeta, que consiste em um modelo de produção e consumo que envolve compartilhar, alugar, reutilizar, reparar, renovar e reciclar os materiais e produtos existentes tantas vezes quanto possível para criar valor. seu ciclo de vida.

Até agora baseamos nosso desenvolvimento em um modelo linear, que consiste em produzir, comprar, usar e jogar fora, e que tem causado um forte impacto ambiental em nosso planeta, e, a partir de agora, devemos nos basear em um modelo circular , que inclui a gestão de resíduos e sua utilização como matéria-prima nos processos produtivos. A abordagem circular tem múltiplos benefícios em termos ambientais (redução de emissões, minimização do consumo de recursos naturais, redução da produção de resíduos, etc.), económicos (promoção de novas ideias de negócio e novos modelos de produção) e sociais (geração de emprego, saúde proteção, etc.). Além disso, os princípios da economia circular e as metas de desenvolvimento sustentável compartilham um objetivo comum: a prosperidade social e econômica dentro da capacidade natural do planeta. Assim, a economia circular também pode ser pensada como uma abordagem para atingir as metas propostas pela Agenda 2030.

Skip to content