Delegação de Água Grande e Mosteiros realiza uma formação em Espanha e Portugal

No âmbito do projeto europeu REHDES, uma delegação de 19 dirigentes e técnicos das Câmaras de Água Grande (São Tomé e Príncipe) e Mosteiros (Cabo Verde) participaram em sessões de formação que tiveram lugar na primeira semana de Outubro de 2021, com o objetivo de capacitar as autoridades e outros atores locais no planeamento e implementação de  sistemas de melhoria nos serviços públicos no distrito da capital de São Tomé.

O projeto REHDES (Reforço Holístico para o Desenvolvimento Sustentável) compreende entre as suas atividades, ações de capacitação e partilha de boas práticas de modo a dotar os gestores públicos de ferramentas eficientes para a melhoria de gestão ambiental.

 

A delegação visitou durante 3 dias em Portugal, experiências modelos sobre gestão de resíduos sólidos nas Câmaras de Cascais e Torres Vedras. De seguida, em Espanha, o Consórcio La Ribera, entidade parceira do projeto, ficou encarregue de organizar várias ações de formação.

A delegação incluiu o presidente da Câmara de Água Grande (CDAG), José Maria Fonseca; o presidente da Câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira; o Secretário de Estado das Infraestruturas, Eugénio Vaz; vereadores e representantes eleitos, representante do Ministério das Obras Públicas da Universidade de São Tomé, e técnicos responsáveis ​​pela gestão ambiental e de resíduos.

 

No dia 4 de Outubro, após a sua chegada, foram recebidos pelo presidente do “Consorcio de la Ribera”, Oscar Navarro, e pelo vice-presidente do Consórcio e presidente da “Mancomunitat de la Ribera Alta”, e Txema Peláez, na sede do CRib.

Andrés Guerra, diretor do projeto, fez um ponto de situação sobre o projeto REHDES após os primeiros 6 meses de implantação, e Víctor Rey, técnico em processos participativos, explanou as futuras ações dos fóruns participativos em Água Grande e a formação dos Agentes de Mudança. Foram também apresentadas diversas ferramentas de comunicação, como a revista, as páginas web e Facebook, desenvolvidas em conjunto pelas equipas de comunicação do REHDES.

 

A sessão da manhã foi encerrada com uma apresentação sobre práticas de participação e co-governação, de Pepa Tornero, gestora do Grupo de Ação Local Macizo del Caroig.

 

Todos os participantes demonstraram grande interesse pelo programa e partilharam uma série de questões sobre a possível transferibilidade e aplicações práticas dos exemplos apresentados.

Skip to content