A delegação visita ‘‘Museu Valencià de la Festa’’, em Algemesí

A delegação de São Tom

é foi recebida pela presidente da Câmara de Algemesí, Marta Trenzano, que nas suas palavras sublinhou que “temos a sorte de o projeto REHDES ter escolhido Algemesí para realizar uma das vi

sitas oficiais. Tentaremos mostrar o melhor de nossa cidade, o museu e a história por detrás dele. Espero que possa ajudá-los a melhorar a preservação de seu patrimônio“ acrescentou.

 

O Museu inclui diversas festas como a “Mare de Déu de la Salut”, em que participam diferentes associações locais com danças como os Tornejants, Pastorets, Arquets ou a Muixeranga, formados por torres humanas. O festival “Mare de Déu de la Salut” em Algemesí é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2011.

Txema Peláez, representante do Consorcio de la Ribera, destacou que as sessões incluem visitas a boas práticas relacionadas com o tema do projeto, mas também outras para as ajudar a melhorar a gestão da coisa pública. ‘‘Queremos que eles conheçam o patrimônio e a digitalização, e valorizem seu folclore e tradições, pilar importante para o desenvolvimento sustentável do turismo”.

Por sua vez, o presidente do CDAG, José María Fonseca, nas suas palavras destacou que “temos de agradecer a hospitalidade”. ‘‘Aprendemos muito com as visitas de estudo em Portugal e Espanha. Em São Tomé temos um museu nacional, não tão moderno como este, e esta visita pode ajudar-nos a melhorar os nossos conhecimentos sobre a organização de museus”.

Vítor Pereira, especialista em turismo e processos de digitalização, fez uma apresentação sobre património, digitalização e turismo internacional. Por outro lado, o presidente da Água Grande, José María Fonseca, recebeu do prefeito de Algemesí, uma oferta “muixeranga” em metal.

Skip to content